quarta-feira, 18 de março de 2009



A carreira
Motores de carros de Fórmula 1, máquinas para a indústria de base, equipamentos para a produção de manufaturados e até mecanismos para melhorar o deslocamento de cadeiras de rodas fazem parte do universo do engenheiro mecânico. "A indústria mecânica atinge todas as áreas de produção e oferece possibilidades de emprego extremamente diversificadas", diz o professor Marcos Roberto Bormio, coordenador do curso de engenharia mecânica da Unesp de Bauru, no interior de São Paulo. Entre as atribuições desse profissional estão a supervisão e a orientação técnica de projetos mecânicos, eletromecânicos e de instalações industriais, a produção de veículos automotores e mecânicos e o desenvolvimento de sistemas de produção e transmissão de energia. Ele se ocupa, ainda, da coordenação de equipes de manutenção de equipamentos fixos industriais e móveis, como ônibus ou caminhões. "O mecatrônico, como é chamado o engenheiro de controle e automação, atua também com sistemas automatizados, como robôs, ou auto-reguláveis, os chamados sistemas inteligentes. Como responsável pelo planejamento e pela implantação dos processos automatizados de manufatura do departamento de montagem de carrocerias da General Motors do Brasil, cabe a mim até a compra dos equipamentos que serão utilizados para a produção dos veículos", afirma Dênis Luque Martins, do departamento de engenharia de processos da montadora, em São Paulo. "A motivação e a busca constante de novas informações são essenciais para se manter no mercado de trabalho, já que o desenvolvimento tecnológico é cada dia mais veloz."

O mercado
São boas as perspectivas para os especialistas em reciclagem de materiais e processamento de polímeros para a fabricação de partes de residências, como portas, janelas, divisórias, forros, telhas e caixas-d'água. No ramo de cerâmica, cresce a procura por materiais especiais para uso odontológico e refratário. A Região Sudeste é, de longe, a que representa a maior fatia do mercado, especialmente em São Paulo, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.Salário médio inicial: R$ 1 219, 32Em alta: Reciclagem de materiais.

O curso
Prepare-se para receber altas doses de aulas de matemática, cálculo e física. Nos dois primeiros anos, você vai estudar também desenho técnico, engenharia e tecnologia mecânicas. Em laboratório, desenvolverá projetos de máquinas e aprenderá a usar medidores de temperatura, velocidade e força.Duração média: cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário